SE GOSTAR, COMPARTILHE!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Teste do Coraçãozinho

Teste do Coraçãozinho, o teste que pode salvar vidas
A AACC Pequenos Corações sai à frente, novamente, com um novo projeto para que a cardiopatia congênita se torne cada vez mais conhecida em todo Brasil e para que mais vidas possam ser salvas. Atualmente, somente 38% das crianças portadoras de cardiopatia congênita têm atendimento no Brasil. Muitas destas crianças não atendidas falecem, sem nem ao menos terem recebido um diagnóstico a tempo de poderem ser tratadas. 
A nossa intenção é que com o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita e, agora, com o Teste do Coraçãozinho mais crianças possam ser tratadas, crescer e ter uma vida plena e feliz, como qualquer criança merece. 
Para isso, já iniciamos os pedidos de projeto de lei para que este exame se torne obrigatório no Brasil. Atualmente,o Estado do Mato Grosso do Sul já aprovou a Lei, mais 19 estados já encaminharam seus projetos e aguardam votação. 

Veja o Projeto de Lei da cidade de São Paulo
PL_Teste_do_coraozinho_SPPL_Teste_do_Coraozinho_SP2PL_Teste_do_Coraozinho_SP3
Clique aqui Clique aqui  Clique aqui 
Teste do Coraçãozinho - um teste simples, indolor e não invasivo que pode salvar vidas! Vamos divulgar e nos manifestar para que mais cidades e estados brasileiros adotem o teste como obrigatório nas maternidades, antes da alta do bebê!

Vejam algumas das dúvidas mais frequentes

Como é feito o "Teste do coraçãozinho" ou "Teste de Oximetria de Pulso"? 
A monitorização da oximetria de pulso utiliza uma fonte de luz e sensor (oxímetro ) para medir o oxigênio no sangue. Um sensor macio é enrolado à volta da mão direita (pré ductal) e posteriormente à volta do pé do bebê (pós ductal). A luz que passa através da pele mede a quantidade de oxigênio no sangue. O teste é rápido (3-5 minutos) e indolor. 

Por que é importante testar os bebês para descartar defeitos do coração? 
Se não forem detectadas, algumas cardiopatias congênitas podem causar problemas graves ou mesmo fatais. O diagnóstico precoce, e o tratamento precoce levam a melhores resultados, e salvam vidas. 

Por que verificar o nível de oxigênio no sangue com oxímetro de pulso?  
O nível de saturação de oxigênio baixos (abaixo de 95% ou com uma diferença maior que 2% entre os membros superiores e inferiores) podem indicar a presença de um defeito cardíaco. 

Quais são os benefícios do rastreio? 
Os bebês são menos propensos a ser enviados para casa com problemas cardíacos não identificados, alguns dos quais podem causar situações agudas, de emergência ou mesmo morte. Se forem identificados nas primeiras 24-48 horas de vida, as equipes médicas estão disponíveis para diagnóstico e tratamento das cardiopatias congênitas. 

O teste pode detectar todos os tipos de defeitos cardíacos?  
Nenhuma ferramenta de diagnóstico atual pode detectar 100% das cardiopatias congênitas existentes, mas a oximetria de pulso poderá detectar defeitos cardíacos mais graves (aqueles associados com um baixo nível de oxigênio no sangue). Portanto, o teste não detecta aqueles casos menos graves, que não estão associados com um baixo nível de oxigênio no sangue. 

O que acontecerá se um bebê possui um baixo nível de oxigênio no sangue (abaixo de 95%)?  
O teste de oximetria de pulso deve ser feito novamente. Se o nível ainda está abaixo do esperado, em seguida, um ecocardiograma (ultra-som do coração) deve ser feito e um cardiologista pediátrico deve ser chamado para avaliar a criança.

MATÉRIA VEICULADA NA BAND EM 13/01/2012


Alguns links úteis que ilustram o tema


Teste_do_coraozinho