SE GOSTAR, COMPARTILHE!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"FELIZ ANIVERSÁRIO AACC-PEQUENOS CORAÇÕES"


Hoje é um dia de festa para a AACC Pequenos Corações, para todas as crianças e seus pais, integrantes dessa verdadeira família!! É nosso aniversário de 02 anos.

As gestações podem ser planejadas ou não, mas sempre que anunciadas geram expectativas, mudanças internas e externas, até que chega o parto, o registro de mais uma vida, e a sequência dela... Com a AACC Pequenos Corações não foi diferente.

Se nos fosse perguntado: “ – Quando e porque vocês desejaram o nascimento dessa pessoa (jurídica)?” não teríamos uma resposta. Para nós fica claro que foi uma gestação inesperada, porém, não menos desejada, gerada em 4 anos de atividade informal. Ter essa filha foi assunto por vezes ventilado, contudo, diante de tantas emoções vividas, surgia até um ligeiro temor pela novidade e conseqüente responsabilidade. Sem que nos déssemos conta a fecundação já havia ocorrido em nossos corações. Nosso bebê começava a tomar forma, tornar-se robusta... Já sem buscar os “porquês” e os “talvez”, como toda mãe que é pega de surpresa, as mães começaram a fortalecer os laços com a “cria”.

Sim..., mas um ser vai nascer! e mãe se preocupa com tudo – ainda mais essa criança que tem várias mães!

‘ – Temos que correr com os preparativos: ‘onde ela vai ficar? O enxoval? Quem vai providenciar a documentação dela? E a manutenção dessa criança até a fase adulta? 

Um a um os itens foram sendo solucionados, e suprimento chegou a contento para todas as necessidades iniciais.

E, como em toda gestação, ao chegar a sua hora de vir ao mundo, a cria não pede licença, rompe entranhas, se contorce inteira, se esforça, estoura a bolsa e busca a amplitude que vai além do ventre e ganha o mundo, a nossa menina – AACC Pequenos Corações, já tinha corpo formado, raízes profundas, e, vivendo emoções tão densas já era impossível contê-la dentro... saltou do íntimo dos nossos corações: 
– N-A-S-C-E-U! Oh, sim, nasceu...!
Como em todo parto, veio ao mundo num misto de choro e alegria... Eram exatos 24/fev/2010, dia em ganhou seu documento de ‘cidadã’ – Estatuto devidamente registrado.
DV: SLOGAM DA AACC-PEQUENOS CORAÇÕES
Nesses 02 (dois)anos nossa menina cresceu. Apesar de tão novinha, avança a passos largos. Aprendeu a andar, e o faz por vários lugares do país (nossos Núcleos). Em cada lugar tem um (a) cuidador (a) zeloso (a) (nossas mães voluntárias, coordenadoras e colaboradoras). Cada um desses cuidadores acaba contribuindo um pouco mais para sua formação e crescimento. 

As dificuldades financeiras existem e até limitam os investimentos na vida da nossa cria - AACC-Pequenos Corações. Mas hoje é dia de enumerar nossas conquistas:

• Hospedagem para crianças e mães 

• Fizemos a diferença na vida de centenas de crianças – Saber que uma vida foi salva ou que uma criança teve a sua chance... paga todo sacrifício, dá sentido a todo o tempo dedicado, muitas vezes “tirado” de nossas próprias famílias.

• Instituição do Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita

• A adoção do laço-símbolo da Cardiopatia

• O Teste do Coraçãozinho – ferramenta de rastreio para detecção antes da alta da maternidade. 

• Divulgação - temos conseguido atrair o olhar da mídia em geral para o problema da Cardiopatia Congênita. Coisa que há pouco tempo atrás, antes da atuação incansável da Pequenos Corações, não existia. A Cardiopatia Congênita era um tema completamente desconhecido e até mesmo ignorado por grande parte da sociedade.

• Campanhas sobre o diagnóstico precoce através da adoção de ecocardiograma fetal e cursos para ultrassonografistas.

• Calendários temáticos – 1º) apresentação – ainda na fase da gestação; 2º) “Beleza da marca” – visando a desmitificação da própria cicatriz; 3º) “Somos 1 em 100” – lembrando que não somos tão raros como se pensava.

Várias foram as conquistas, mas sabemos que ainda temos muito a fazer... Afinal de contas 13 mil crianças por ano não recebem tratamento e esses números nos deixam desconcertadas. Assim como assustam e podem tentar desestabilizar, também “carregam” as nossas energias e a nossa vontade de se melhorar e fazer sempre mais. 

Hoje, porem, é também um dia de muita saudade... Nosso “anjo inspirador”, o Thiago, estaria fazendo 6 anos. É muito difícil pensar que ele não está mais aqui conosco fisicamente, mas não estamos tristes. Sabemos que ele está feliz com tudo de inspirou e de alguma maneira incentivou. A vida dele, com todas as suas dificuldades, nos levou nessa direção de forma muito espontânea. A sua partida, literalmente, fez nascer a AACC Pequenos Corações, como se a sua energia, a sua força vital, tivesse migrado para esse grupo de mães de filhos tão especiais e abençoados – também motivadores dessa grande causa – leia-se Guilherme, Luca, Huguinho, Ana Luísa, Cadu, Larissa e tantos outros -. 

Para uma mãe (pai também) não é fácil ter a notícia de que nosso filho tem um problema grave, ainda mais no coração. Porém, vemos diariamente, familiares que, como nós tem forças para enfrentar seus próprios medos e dificuldades, mesmo em meio a acontecimentos felizes e, em muitas vezes, outros extremamente sofridos essa verdadeira família nasceu e está se multiplicando; transformando tudo isso em muito amor ao próximo. 

Nessa data tão especial, como mães orgulhosas no discurso antes de apagar a velinha, queremos agradecer imensamente:

A todos que acreditaram em nós e nos nossos projetos, que no início podiam até parecer utópicos, sonhos distantes, mas que estão a cada dia se concretizando. 

• Obrigada aos médicos e profissionais da saúde que nos incentivam e nos apoiam.
• As autoridades que nos escutam e abraçam a nossa causa. 
• Aos parceiros que nos ajudam a realizar nossos projetos.
• As famílias que confiaram nos nossos conselhos. 
• Aos voluntários que sentiram também essa vontade em seus corações e se uniram a nós. 
• Às nossas famílias que nos apoiam e “permitem” que nosso tempo seja dedicado a outras famílias.
• Aos nossos filhos “1 em 100” por terem permitido que pudéssemos crescer e nos tornar pessoas melhores através do sofrimento deles. 
• Aos outros filhos que nos apóiam e compreendem essa nossa necessidade. 

Obrigada, acima de tudo, a Deus por todo bem que nos proporciona todos os dias, permitindo que consigamos ver o bem em meio a dor e por nos dar forças para continuar, apesar das circunstâncias.

“Parabéns para você, AACC
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida”

Como diz a canção, felicitamos toda a família AACC, pelo aniversário de 2 anos! Desejamos muitas felicidades a todos, e vida longa a nossa filhota – AACC Pequenos Corações.

DV: Foto com Marcia Adriana, Larissa Mendes, Fabíola Bilro e Patrícia Drummond 



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CADA VEZ MAIS MOSTRANDO DO QUE SÃO CAPAZES

Aluno passou em primeira chamada para geografia, no campus de Jataí.

Mãe diz que decisão de prestar vestibular e do curso foram do jovem.


Uma família da cidade de Jataí (GO), a 325 km de Goiânia, espera com alegria e ansiedade o início das aulas na Universidade Federal de Goiás (UFG) na próxima segunda-feira (27). Um integrante da família foi aprovado no vestibular para o curso de geografia da instituição. O fato de Kallil Assis Tavares, de 21 anos, ter síndrome de Down torna a conquista ainda mais expressiva.

Ele é o primeiro aluno com síndrome de Down a passar em um vestibular da UFG. O estudante não teve correção diferenciada. Ele concorreu de igual para igual com os outros candidatos. “A única vantagem concedida foi ter alguém para ler a prova para ele e a prova com letras maiores, porque ele tem baixa visão”, explica a mãe do calouro, a pedagoga Eunice Tavares.

Ela conta que a escolha do curso e a decisão de prestar o vestibular foram do estudante. “Desde o início do ensino médio ele já começou falar que prestaria vestibular para geografia”, diz.




Por enquanto, o passatempo de Kallil é ver os mapas no computador, mas essa rotina está com os dias contados. A matrícula já foi feita e as aulas começarão na próxima semana.

A irmã mostra o boletim escolar do garoto. As notas comprovam que Kallil sempre foi estudioso. Segundo Camila Assis, ele sempre gostou de estudar. “Ele sempre gostou de fazer as tarefas e de chegar com elas prontas na escola”, relata.

Para quem pensa que Kallil parou por aí ele surpreende mais uma vez. O jovem faz planos para aprender a dirigir e tirar a carteira de motorista.

“A cada dia ele supera os obstáculos que vão surgindo e que sempre existem. Ele tem superado. Ele vai superar todos”, afirma Eunice.

A coordenação do curso de geografia da UFG, em Jataí, vai discutir a acessibilidade do estudante no campus da universidade durante uma reunião de planejamento do ano letivo, que acontece nesta quinta-feira (23).


FONTE: globo.com