SE GOSTAR, COMPARTILHE!

terça-feira, 12 de junho de 2012

12 de junho - "Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita"


Existem várias ações acontecendo que visam informar, contribuir para o diagnóstico precoce e oferecer tratamento adequado e de qualidade.  O "Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita", existe para lembrarmos a importância da causa e jamais desistirmos da luta pela vida dos nossos pequenos corações. Nos EUA e toda a Europa é comemorado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, que se comemora também o dia dos namorados deles. Aqui no Brasil comemora-se hoje, no nosso dia dos namorados!
Hoje 12 de Junho de 2012, é comemorado pela terceira vez consecutiva o "Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita", a data é consequência da iniciativa da AACC - Pequenos Corações (Associação de Assistência à Criança Cardiopata), no ano de 2010. Cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração. Uma alteração que surge nas primeiras oito semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Por isso a importância da gestante passar pelo exame "Ecocardiograma Fetal".
Existem mais de 40 tipos de cardiopatias conhecidas, que vão desde aquelas muito graves com tratamento cirúrgico, até aquelas que se resolvem com medicamentos. Não é raro, 1 em cada 100 crianças que nascem tem a cardiopatia congênita. 
Apenas 38% das 23 mil crianças que nascem com cardiopatia congênita por ano no Brasil, têm atendimento. Outros 62%, mais de 13 mil crianças, não são atendidas e muitas delas morrem no primeiro ano de vida. No último ano a cardiopatia congênita aconteceu com 130 milhões de crianças em todo o mundo. Com atendimento adequado, a chance de uma dessas crianças ser salva e se tornar um adulto, seria de 90%. Muitos cardiopatas estão chegando a idade adulta... Os primeiros passos para isso são: Informação, Diagnóstico precoce e Tratamento adequado.
O teste do coraçãozinho, serve para detectar precocemente doenças cardíacas que podem colocar em risco a vida do bebê. De acordo com a proposta, o exame deverá ser realizado ainda no berçário, depois das primeiras 24 e 48 horas de vida da criança, antes da alta hospitalar.
O teste do coraçãozinho em recém-nascidos, nome popular do exame de Oximetria de Pulso, poderá se tornar obrigatório nas maternidades públicas e privadas do Brasil. O deputado Eleuses Paiva, do PSD de São Paulo, apresentou projeto que prevê essa medida (PL 2818/11). 
Um teste simples, indolor e não invasivo, que pode salvar vidas!

O laço símbolo da cardiopatia congênita, que é resultado de esforços conjuntos da equipe da AACC Pequenos Corações, bem como familiares e amigos que apoiam a causa. Assim como o símbolo adotado nos EUA, suas cores lembram o fluxo sanguíneo no coração, ou seja, o vermelho representando o sangue arterial, e o azul, o sangue venoso. O encontro dos dois laços forma um coração e o pingente do centro, também em formato de coração pretende representar que são corações envoltos por outros corações, e dessa união, a causa! 
O aplicativo PicBadges, para divulgação da causa em nossas fotos de perfil, 
em redes sociais como Facebook e Twitter.


O Calendário Pequenos Corações, que neste ano de 2012 adotou o slogan, “Somos 1 em 100”, fazendo referência a estatística mundial de que aproximadamente 1 em cada 100 crianças nascidas vivas têm cardiopatia congênita e, se tiverem um diagnóstico precoce e tratamento correto, no tempo certo, podem se tornar um adulto feliz como qualquer outro.
Quando afirmamos que nossas crianças são “1 em 100” estamos mostrando à sociedade que elas são, ao mesmo tempo, especiais, e também chamamos a atenção para o fato de que as cardiopatias congênitas são muito mais frequentes do que as pessoas possam imaginar. 
Maiores esclarecimentos, com a Equipe AACC Pequenos Corações, através do e-mail pedidos@pequenoscoracoes.com
Divulgue, participe, contribua: Se você conhece algum vereador ou deputado estadual e deseja nos ajudar a aprovar em sua cidade/estado o "Teste do Coraçãozinho", envie-nos pelo e-mail contato@pequenoscoracoes.com o nome do parlamentar e o e-mail dele para contato.
Sua ajuda e informação farão MILAGRES acontecer.

Minha filha Kamilly e eu, também somos "1 em 100"!
Ela foi diagnosticada com cardiopatia congênita, com 1 dia de vida, tinha DSAV-Total e passou pela correção cirúrgica aos 6 meses, e hoje está com 7 anos e 3 meses, crescendo feliz, saudável, sem depender de nenhum medicamento, apenas passando por consultas e exames de rotina a cada 1 ano e meio, e servindo como mais um dos muitos exemplos que temos, de que a informação, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, podem salvar vidas e permitir que nossos pequenos corações, cheguem a vida adulta. Deixo aqui meu eterno agradecimento à Deus e aos Drs. Glaucio e Beatriz Furlanetto!

Homenageamos também no dia de hoje, todas as crianças que por falta de atendimento, ou que mesmo com todos os recursos que a medicina pode oferecer, não estão mais conosco. A elas e todas as famílias, nossas orações, amor, e agradecimento por tanto nos ensinarem. Aqui todas elas estão representadas pelo "Pequeno Grande valente Thiago", filho da nossa querida "Marcia Adriana Rebordões", que soube transformar sua dor em amor e fundou a AACC-Pequenos Corações.


Saiba mais sobre a cardiopatia congênita em: www.pequenoscoracoes.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário